domingo, 28 de setembro de 2008

Nova Constituição do Equador é aprovada em referendo (boca-de-urna)

QUITO, 28 Set 2008 (AFP) - O projeto de Constituição do Equador, promovido pelo presidente Rafael Correa, teria sido aprovado em referendo realizado neste domingo, conseguindo entre 66,4% e 70% dos votos, segundo duas pesquisas de boca-de-urna de institutos privados, divulgadas pela TV, ao término da votação.

Se forem confirmados, esses resultados significarão a quarta vitória eleitoral consecutiva para Correa, desde que chegou ao cargo, em novembro de 2006.

De acordo com a pesquisa do Cedatos, o texto constitucional foi aprovado com 70% dos votos, enquanto que 25% votaram contra; 4%, nulo; e 1%, em branco.

Santiago Pérez Investigación y Estudios apurou que a nova Constituição obteve 66,4% de apoio, contra 25% de rejeição, 6,2% que anularam o voto, e 2,4% que deixaram em branco. Para ser aprovada, a Constituição precisa de metade mais um do total de votos, incluindo brancos e nulos.

Ainda segundo Santiago Pérez, o presidente foi vitorioso também em Guayaquil, a cidade mais próspera e povoada do país, onde temia o surgimento de "um foco de desestabilização e separatismo", como o que desafia seu aliado boliviano, Evo Morales, em Santa Cruz.

Em Guayaquil, Correa saudou a imprensa, elevando o polegar em sinal de vitória.

Nenhum comentário: